titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: O Homem do Pau Brasil - 1982

Titulo: O Homem do Pau-Brasil
Gênero: Comédia/ Drama Literário
Lançamento: 1982
Pais: Brasil
Duração: 112 min
Direção: Joaquim Pedro de Andrade.
Roteiro: Alexandre Eulálio/ Oswald de Andrade
Elenco: Miriam Muniz, Grande Otelo, Dina Sfat, Etty Frazer, Othon Bastos, Paulo José, Wilson Grey, Sérgio Mamberti, Antônio Pitanga, Regina Duarte, Flávio Galvão, Cristina Aché, Patricio Bisso, Paulo Hesse, Flávio Galvão





Inspirado na vida e obra de Oswald de Andrade





INFO:
Oswaldo, foi um dos introdutores e grande nome do Modernismo no Brasil, suas ideias influenciaram diversas criações artísticas, na música tropicalista, na poesia concretistase no teatro. Se caracteriza por ser extrovertido e provocador, diferente de seu inseparável amigo, profundo e analítico Mário de Andrade, que ao lado de Oswaldo introduziu e experimentou o movimento modernista, ambos unidos por fortes ideais e uma profunda e duradoura amizade.
Foi um dos introdutores da Semana da Arte Moderna de 1922, que teve uma função simbólica de grande importância na definição da identidade cultural brasileira. Foi contra as formas cultas e convencionais da arte, e introduziu novas idéias futuristas e nacionalista em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão, caminhando junto com os movimentos de vanguardas europeias, e marcando uma abertura cosmopolita ao mundo. Um desejo pela experiencia de vários caminhos, sem definição de um unico ideal. A Semana em si, porem, não teve tanta importancia em sua época, somente após sua propagação através do tempo é que os modernistas foram entendidos, respeitados e imortalizados.

"Só não se inventou a máquina de fazer versos — já havia o poeta parnasiano"
“Temos a base dupla e presente —. a floresta e a escola. A raça crédula e dualista e a geometria, a álgebra e a química logo depois da mamadeira e do chá de erva doce...”

Oswald inspirou-se explicitamente em Marx, Freud, André Breton, Montaigne, Rousseau e no futurismo de Marinetti. Escreveu manifestos, e entre eles o do Pau-Brasil que
apresentava uma proposta de literatura vinculada à realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil, tambem foi o autor de várias e incríveis poemas e romances, segue breve lista de suas obras:

1924 - manifestos da Poesia Pau-Brasil
1924 - Memórias Sentimentais de João Miramar
1926 - Pau-Brasil
1927 - Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade
1928 - Manifesto Antropófago
1933 - Serafim Ponte Grande
1922-1934 - Os Condenados (trilogia)
1934 - O Homem e o Cavalo
1937 - A Morta
1937 - Rei da Vela
1943 - Marco Zero à Revolução Melancólica.
1945 - Cântico dos Pânticos para Flauta e Violão
1945 - O Escaravelho de Ouro
1947 - O Cavalo Azul

Segundo o roterista Alexandre Eulálio: "O Homem do Pau-Brasil é um filme desinibido, provocador, que pretende, ao mesmo tempo, ser festa visual e um esfuziante precipitado de idéias em disparada. Um filme que pode ser visto pelos não-iniciados como uma divertida extravagância erótica-sarcástica, bem como pelos estudiosos e especialistas do tema."


1981 - Festival de Brasilia: Candango de melhor filme e melhor atriz (Dina Sfat)



Retratos de Oswald de Andrade no cinema (em DVD):


1982
- Tabu
1982 - O Homem do Pau-Brasil
1987 - Eternamente Pagu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...