titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Vereda da Salvação - 1964

Título: Vereda da Salvação
Gênero: Drama
Lançamento: 1964
Pais: Brasil
Direção e Roteiro: Anselmo Duarte
Argumento: Jorge Andrade
Duração: 75 min
Música:
Antonio Carlos Barbosa Lima
Produção: Anselmo Duarte Produções Cinematográficas
Elenco: Raul Cortez, José Parisi, Lélia Abramo, Esther Mellinger, Maria Isabel de Lizandra, José Pereira e Áurea Campos.

DVD - PeB
EXTRAÍDO DE VHS
INFO:
adaptação de texto para teatro da autoria de Jorge Andrade. O filme retrata o fanatismo religioso no sertão nordestino do Brasil.
O filme foi perseguido no contexto da ditadura militar brasileira e impedido de figurar entre os candidatos às premiações no Festival de Cannes, onde Anselmo Duarte foi premiado por O Pagador de Promessas, em 1962. O filme disputou a premiação do Festival de Berlim, mas perdeu para Alphaville, de Jean-Luc Godard.
O filme acompanha produtores rurais pobres no Nordeste brasileiro que entram em um grupo messiânico, liderado por Joaquim (Raul Cortez), que acredita ser a reencarnação de Jesus Cristo. Joaquim promete a seus seguidores que lhes mostrará o caminho para o paraíso, a "vereda da salvação".
Com poder sobre os camponeses, o personagem de Raul Cortez começa a perseguir aqueles que não lhe prestam obediência, em especial Artuliana (Esther Mellinger). Joaquim ordena que seus seguidores tirem o filho de Artuliana, que está grávida, acusando-a de estar possuída pelo demônio.
Com o conflito pela posse da terra, os camponeses seguem um líder místico, para quem 'o pecado vai empurrar o ar do mundo e o sofrimento vai indicar a vereda do paraíso'. O fanatismo aumenta e os camponeses não mais conseguem compreender a realidade, sendo levados ao sacrifício.

Com solos de viola do instrumentista Antonio Carlos Barbosa Lima.O filme trata de religião e reforma agrária,  agricultura e morte


José Parisi e Esther Mellinger
 

José Parisi
Esther Mellinger
José Parisi e Raul Cortez
José Parisi, Esther Mellinger e Raul Cortez
 

Lélia Abramo e Raul Cortez
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...