titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Pureza Proibida - 1974

Título: Pureza Proibida
Lançamento: 1974
Gênero: Drama
Duração: 104 min.
Produção: R.G. Produções Cinematográficas...
Elenco: Rossana Ghessa, Zózimo Bulbul, Carlo Mossy, Ruth de Souza, Monah Delacy, Wanda Matos, Vanda Costa, Walter Portela, Edgar Lopes, Dinah Mezzomo, Vilmar Soares, Edith Soares, Ilza Lopes de Aguiar
DVD de VHS - COR





INFO: 
Um tema que se repete no cinema brasileiro da década de 70 são as tentações vividas pelos membros da Igreja, padres e freiras. Procurando por registros na literatura e no cinema brasileiro de personagens da igreja "católica" que são tentados pela carne (e pelo mundo em geral) encontramos primeiramente o básico romance de Bernardo Guimarães, "O Seminarista" publicado em 1872, e adaptado para o cinema tambem nesta onda dos anos 70, lançado em 1977, mesmo ano em que é publicada a obra de Jorge Amado: "Tieta do Agreste" onde o Seminarista Ricardo tem um caso amoroso com sua tia, a tentadora Tieta.
Mais antigo que este filme é o romance de Antonio Callado: O Quarup, publicado em 1967, em que o padre Nando é tentado não só pela carne como pela política, o romance foi adaptado para o cinema em 1989 ano que marca o fim da ditadura militar, tambem não poderia ser antes devido ao seu cunho político e social.

Em Pureza Proibida, Rossana Ghessa a irmã Lúcia, foi deixada ainda bebê no convento. Numa missão religiosa ao litoral, ela se apaixona por um pescador negro que freqüenta terreiro de macumba.

E o Crime do Padre Amaro?
A Obra de Eça de Queirós gerou protestos da Igreja Católica, ao ser publicada em 1875, em Portugal, mas só é adaptada para o Cinema depois dos anos 2000.

1975 - Pecado na Sacristia
1975 - O Padre que Queria Pecar
1977 - O Seminarista
1989 - o Kuarup
1996 - Tieta do Agreste

Retrato da Igreja Católica no Cinema

Monah Delacy


Carlo Mossy

Religiosamente bem intencionado

Zózimo Bulbul: Chico


Rossana Ghessa: irmã Lúcia




Irmã Lúcia tentada pela carne


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...