titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Cabeça Contra a Parede - 1959

Título: Cabeça Contra a Parede
Título Original: La Tête Contre Les Murs
Gênero: Drama
Lançamento: 1959
País: França
Duração: 95 min.
Direção: Georges Franju
Roteiro: John O'Hara, Dorothy Kingsley
Elenco: Pierre Brasseur, Paul Meurisse, Jean-Pierre Mocky, Anouk Aimée, Jean Galland, Jean Ozenne, Thomy Bourdelle, Rudy Lenoir, Roger Legris, Henri San Juan, Edith Scob, René AliéLuc Andrieux, Doudou Babet, Claude Badolle, Claude Castaing, Jean HenryPierre Kolitchev, Jean Labarrère, Jacques Mancier, Claude Mansard, Raoul Marco, Diego Masson, Pierre Mirat, Max Montavon, Véronique Nordey, Alexandre Randal, Jean Rougerie, Jacques Seiler, André Thorent, Charles Aznavour, Monique Ardoin, Robert Balpo, Lucien Camiret, Paul Demange, Luis Masson, Georges Pally, Sophie Poncin, Sophie Saint-Just...


INFO:
Uma verdadeira crítica a psiquiatria tradicional, retratada aqui como um instrumento de dominação familiar e institucional, normalizante. A narrativa se desenrola a partir de um Pai que assina uma cláusula de internamento psiquiátrico para seu filho, rebelde, desempregado, mas cheio de vida e independência, ao ser pego em ato furtando dinheiro. O jovem é submetido a um tratamento mental não-necessário que só o prejudica ainda mais. O psiquiatra e diretor do manicômio é uma pessoa conservadora e autoritária, quiçá sádica mesmo. Quanto mais o jovem tenta escapar, pior fica sua situação mental, pois as doses de remédio e a repressão da conduta aumentam a cada recaptura. Belíssima, mas trágica, história, que causou sensação na época da exibição devido ao teor crítico. As imagens e a mensagem são fortes pois retratam maus-tratos, tidos como práticas normais, aos "doentes mentais" numa época em que o assunto ainda era tabu. Considerado como obra prima por Godard e também considerado pioneiro da Nouvelle Vague. Letreiros iniciais:


"A história que conta este filme é a de um homem que a razão oscila entre o bom senso e a loucura.
Os meios que dispõem a psiquiatria moderna poderia salvá-lo; mas ele é vítima de uma organização tradicional que atualmente condenamos, baseada em preconceitos e no medo.
mundo estranho que você irá penetrar dará a você uma idéia do quanto ainda precisa ser feito para mudar as condições de tratamento dos doentes mentais."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...