titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Pastores da Noite (Otália da Bahia) - 1975

Título: Pastores da Noite
Gênero: Drama Literário
Lançamento: 1975
Pais: Brasil
Direção e adaptação: Marcel Camus
Produção: Orphee Arts
Produção: Claire Duval / Guy Blanc
Música: Antonio Carlos, Jocafi, Maria Creuza, Emilio Santiago
Fotografia: Andre Domage
Elenco: Emmanuel Cavalcanti, Maria da Conceição, Djalma Correa, Josephine Helene, Licidio Lopes, Grande Otelo, Mirinha do Portão, João dos Prazeres, Riachão, Telma, Maria Viana, Antonio Pitanga, Mira Fonseca, Zeni Pereira, Paco Sanches, Massú, Jaime Barcellos, Wilza Carla, Virgínia Lane, Elke Maravilha, Telma Reston, Jofre Soares,
DVD - Cor

Adaptação da obra de Jorge Amado




INFO:
Em 1939, o antropólogo americano Buell Quain se matou, aos 27 anos, ao tentar voltar para a civilização, vindo de uma aldeia indígena no interior do Brasil. Sessenta e dois anos depois, ao descobrir o episódio por acaso, o narrador de Nove noites começa uma investigação obsessiva para elucidar o suicídio e acertar contas com a própria história.
As três narrativas de Os pastores da noite formam um painel dos enfrentamentos sociais e dos laços comunitários e sincréticos que pautam a vida dos habitantes de Salvador, do Recôncavo e região. No romance, destacam-se personagens que marcam presença em outros textos do autor, somados aqui a figuras como o caboclo Jesuíno Galo Doido, a mãe-de-santo Doninha, a jovem prostituta Otália, o padre Gomes, neto de um obá de Xangô, e o sonhador Pé-de-Vento, que diz ter mandado buscar na França um navio com quatrocentas mulatas.
Jorge Amado começou a escrever Os pastores da noite no final de 1963, na casa da rua Alagoinhas, em Salvador. O livro foi lançado em 1964. Em 1977, alguns trechos foram gravados pelo autor para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
A segunda parte do romance, O compadre de Ogum, ganhou existência independente a partir de 1995, quando foi adaptada para um especial de TV da rede Globo e passou a ser editada como livro separado. Em dezembro de 2002, a Globo apresentou nova versão de Os pastores da noite, em quatro episódios. Em 1975 a narrativa ganhou seu primeiro destaque com o filme Os pastores da noite, dirigido pelo francês Marcel Camus.






































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...