titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Parahyba Mulher Macho - 1983

Título: Parahyba Mulher Macho
Gênero: Drama Histórico
Lançamento: 1983
Pais: Brasil
Duração: 87 min.
Direção: Tizuka Yamasaki
Elenco: Tânia Alves, Alberto Amaral, Cláudio Marzo, Walmor Chagas, Chico Díaz, José Dumont, José Mário Austregésilo, Jessel Buss, Cristina Cavalcanti, Luis De Lima, Isa Fernandes, Leandro Filho, Alvaro Freire, Germano Haiut, José Marinho, Arthur Muhlenberg, Grande Otelo, Fernando Teixeira...



INFO:
Tizuca Yamazaki é uma das poucas cineastas brasileiras que pode se considerar especialista em filmes históricos. Em seu primeiro longa metragem "Gaijin" ela mostrava o início da imigração japonesa para o Brasil. Em Parahyba Mulher Macho ela conta a história da poetisa paraibana Anayde Beiriz que no final dos anos 20 foi uma das precursoras do feminismo neste país, como professora foi uma das pioneiras a penssar na educação de adultos carentes, o que faz dela uma das precursoras do ensino superior. Interpretada com bilho e intensidade por Tânia Alves, ela chocou a sociedade da época tornando-se amante do infame João Dantas interpretado por Cláudio Marzo. João Dantas, foi o jornalista que assassinou João Pessoa no crime que serviu de estopim para a revolução de 30. Além de desenhar um retrato fiel do estilo daquela época Tizuca Yamazaki revela a curiosa contradição vivida pelos personagens centrais que apesar de inovadores e avançados em termo de comportamento eram reacionários e retrógrados em matéria de política.
O Filme se baseia no livro: "Anayde Beiriz, Paixão e Morte na Revolução de 30" do cineasta José Joffily. Música de Paulo Moura, e excelente interpretação de Walmor Chagas como João Pessoa.
Tizuca é uma das primeiras representantes da geração de Cineastas brasileiras que aprendeu a fazer cinema na faculdade, entre seus professores destacam-se Nelson Pereira dos Santos e Vladimir de Carvalho. O Sucesso de sua carreira portanto contaria a crença generalizada de que este talento só se desenvolve na prática.






































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...