titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: O Caçador de Esmeraldas - 1979

Título: O Caçador de Esmeraldas
A Saga de Fernão Dias
Gênero: Épico
Lançamento: 1979
Duração: 115 min
Direção: Osvaldo de Oliveira
Direção Geral: Roberto Farias
Roteiro: Anselmo Duarte
Produção: Osvaldo Massaini.
Fotografia: Antonio Meliande
Elenco: Jofre Soares. Glória Menezes, Tarcísio Meira, Roberto Bonfim, Arduíno Colassanti, Dionísio Azevedo, Herson Capri, Maurício do Valle, Esmeralda Barros, Julciléa Telles, Sérgio Hingst, Ivete Bonfá, John Herbert

DVD - COR


Adaptação da obra de Olavo Bilac e Hernâni Donato






INFO:
O Caçador de Esmeraldas documenta a bandeira de Fernão Dias Paes Leme, um dos maiores bandeirantes da história, que na procura de Esmeraldas ajudou a desbravar o Brasil. Livremente adaptado da obra homônima de Olavo Bilac.


"Foi em março, ao findar das chuvas, quase à entrada Do outono, quando a terra, em sede requeimada, Bebera longamente as águas da estação, - Que, em bandeira, buscando esmeraldas e prata, À frente dos peões filhos da rude mata, Fernão Dias Pais Leme entrou pelo sertão. Ah! quem te vira assim, no alvorecer da vida, Bruta Pátria, no berço, entre as selvas dormida, No virginal pudor das primitivas eras, Quando, aos beijos do sol, mal compreendendo o anseio Do mundo por nascer que trazias no seio, Reboavas ao tropel dos índios e das feras! Já lá fora, da ourela azul das enseadas, Das angras verdes, onde as águas repousadas Vêm, borbulhando, à flor dos cachopos cantar; Das abras e da foz dos tumultuosos rios, Tomadas de pavor, dando contra os baixios, As pirogas dos teus fugiam pelo mar... De longe, ao duro vento opondo as largas velas, Bailando ao furacão, vinham as caravelas, Entre os uivos do mar e o silêncio dos astros; E tu, do litoral, de rojo nas areias, Vias o Oceano arfar, vias as ondas cheias De uma palpitação de proas e de mastros. Pelo deserto imenso e líquido, os penhascos Feriam-nas em vão, roíam-lhes os cascos... A quantas, quanta vez, rodando aos ventos maus, O primeiro pegão, como a baixéis, quebrava! E lá iam, no alvor da espumarada brava, Despojos da ambição, cadáveres de naus."
Olavo Bilac
























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...