titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Terra em Transe - 1967

Título: Terra em Transe
Gênero: Drama
Lançamento: 1967
Duração: 106 min.
País: Brasil
Roteiro: Glauber Rocha
Diretor: Glauber Rocha
Elenco: Jardel Filho, Glauce Rocha, José Lewgoy, Paulo Autran, Paulo Gracindo, Francisco Milani, Hugo Carvana, Jofre Soares, Danuza Leão, Paulo César Peréio...

DVD - P&B









INFO:
Filme ícone do movimento Cinema Novo. Cheio de alusões e significâncias políticas que remetem ao golpe de estado militar e conflitos políticos entre fascistas, liberais e comunistas. O tempo neste filme também não corre seu curso mais rigoroso e converncional. É um filme difícil, mas belíssimo. A estória se passa em Eldorado, país imaginário, que remete a América Latina em geral. Os personagens, representam conflitos políticos, um fascista religioso, outro a favor da luta armada de direita, um padre e do outro lado jornalistas comunistas ou afins. Os diálogos são muito bem trabalhados e com profundidade de significados. Enfim, um filme quase que obrigatório, clássico.
O milagre do Cinema Novo, o milagre dos novos cinemas latino-americanos, sugere Glauber em textos escritos pouco depois da estréia de Terra em transe, 1967, vem da estratégia imediata, “flmes baratos, explosivos, bárbaros, radicais, antinaturalistas e polêmicos, feitos com a câmera na mão, na rua, para pegar o verdadeiro rosto do povo”; vem do reconhecimento de que “um cinema de economia e técnica subdesenvolvidas não tem de ser culturalmente subdesenvolvido”.
Veja mais informações, bem como opinião do próprio Glauber sobre este filme no site TEMPOGLAUBER. Matriz: VHS Globo Video. A/V: Excelente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...