titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: A Causa Secreta - 1994

Titulo: A Causa Secreta
The Secret Cause
Gênero: Drama Literário
Lançamento: 1994
Pais: Brasil
Duração: 93 min.
Direção: Sergio Bianchi
Distribuição: Sagres Filmes, Riofilme
Produção: Agravo Produções Cinematográficas
Elenco: Renato Borghi, Rosi Campos, José Rubens Chachá, Lígia Cortez, Ester Góes, Elisa Lucinda, Cláudia Mello, Alexandre Paternost, Luiz Ramalho, Rogéria, Rodrigo Santiago, Rosita Thomaz Lopes, Denis Victorazo, Mario Borges, Zecarlos Machado






Adaptação da obra de Machado de Assis




INFO:
A Causa Secreta é uma adaptação do conto publicado por Machado de Assis na Gazeta de Notícias e lançado em 1896 na coletânea "Várias Histórias". Os traços marcantes presentes nos contos deste livro, dentre eles o pessimismo, o nihilismo, a ironia destrutiva, são características de estilo sofisticadas para a época, assim como o narrador não-onisciente, a polifonia e a descrença no conhecimento como meio de salvação da humanidade e que fazem seus escritos estarem à frente de seu tempo, e o põem em sintonia com autores como Dostoiévski.

"Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero. Não tinha ciúmes, note-se; a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes nem inveja, mas dera-lhe vaidade, que não é menos cativa ao ressentimento. Olhou assombrado, mordendo os beiços.
Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver; mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranqüilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa."
trecho final do conto




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...