titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Ópera do Malandro - 1986

Título: Ópera do Malandro
Gênero: Musical
Lançamento: 1986
País: Brasil
Duração: 100 minutos
Direção: Ruy Guerra
Roteiro: Chico Buarque de Hollanda, Orlando Senna e Ruy Guerra.
Música: Chico Buarque
Elenco: Edson Celulari, Cláudia Ohana, Ney Latorraca, Elba Ramalho...
DVD - COR



INFO:
Ópera do malandro [Ruy Guerra, 1986] está inserido em um momento de grande desencanto no cinema brasileiro. Talvez mais do que um desencanto do cinema brasileiro, seja um desencanto da própria sociedade brasileira.
A ditadura militar distendera desde o final da década de 1970 e, em 1984, chegara ao fim. A geração que começara a fazer arte na década de 1980 tinha nascido após o golpe militar e não viveu intensamente as questões do país durante os anos de repressão. A década de 1980 acabou ficando conhecida com a década do desbunde. A enfim-conquistada liberdade de expressão associada ao desejo de não expressar nada extremamente político ou ideológico.
As gerações mais velhas, que vinham fazendo arte já desde os anos da ditadura, por sua vez, vinham solapadas pela experiência por que atravessou o país, com uma baixíssima auto-estima. Brasil, ame-o ou deixe-o. Há um conjunto bastante significativo de filmes da década de 1980 que representa essa postura – um “Brasil: deixe-o”, em favor de uma estética mais internacionalizada do cinema norte-americano, sem tratar diretamente das questões políticas e sociais do Brasil.
Ópera do malandro é talvez o primeiro musical brasileiro de conformação hollywoodiana, isto é, com grandes números coreografados, os próprios personagens cantando diálogos (e não interrupções narrativas para apresentações musicais, como nas chanchadas). No entanto, o protagonista, Max, é um malandro carioca que contrabandeia produtos estrangeiros, em meio às tensões da II Guerra Mundial. Como se dá essa tensão entre uma forma musical clássica estrangeira (levando-se em conta que não se trata de músicas com arranjos orquestrais, a la big band, mas, predominantemente de sambas) com uma narrativa que trata justamente da relação de brasileiro(s) com outros países?

Tela Brasilis - Associação Cultural












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...