Título: Grande Sertão: Veredas
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Lançamento: 1965 originalmente em P&B
País: Brasil
Direção: Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira
Estrelando: Maurício do Valle, João Barros, Sônia Clara, Paulo Copacabana, Ivan de Souza, Jofre Soares....
Adaptação da obra de Guimarães Rosa...
INFO:
Uma narrativa épica que mostra de maneira inovadora para sua época e com uma impressionante técnica literária, o jeito rude do homem do sertão mineiro. Mais que um simples romance, Guimarães Rosa nos brinda com um "amor proibido" de imensa profundidade psicológica entre os personagens Riobaldo e Diadorim, uma mulher que se faz passar por homem, pelo o qual Riobaldo sem saber o porque nutre uma grande admiração, e só vem a descobrir ser ele uma mulher na hora de sua morte.
O livro publicado em 1956 alcança tamanho impacto que extrapola os limites da língua sendo traduzido com enorme sucesso comercial para vários países. Em 1965, os irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, com muito talento, realizaram esta digna primeira adaptação da obra, antecipando-se exatos 20 anos da adaptação para a TV através da minissérie: "Grande Sertão: Veredas", um marco na história da televisão brasileira.
O Sertão para Guimarães Rosa não se limita simplismente aos aspectos geográficos, dilata seus espaços, conforme afirma Riobaldo, personagem-narrador: "O Sertão é o Mundo"...
um clássico de nossa literatura, levado às telas em uma adaptação vibrante que mostra uma parte de nosso povo e nossa história. Qualidade A/V: Digital.