Título: O Vestido
Gênero: Drama Literário
Lançamento: 2004
Pais: Brasil
Duração: 116 min
Direção: Paulo Thiago
Elenco: Gabriela Duarte, Ana Beatriz Nogueira, Leonardo Vieira, Daniel Dantas, Paulo José, Renato Borghi, Anna Luíza Gonçalves, Lívia Dabarian, Othon Bastos
Adaptação do poema de Carlos Drummond de Andrade
INFO:
O Filme é uma adaptação do poema "Caso do Vestido" de Carlos Drummond de Andrade, uma bela adaptação, onde grandes atores interpretam belos e românticos personagens, em que se encontram a poesia de Drummond, inrrustida na fala e nos atos.
A fala geral dos pesonagens soa como uma reunião de varios versos, de varias partes da carreira deste inesquecível poeta brasileiro.
Trecho final do poema:
mal reparou no vestido
e disse apenas: — Mulher,
põe mais um prato na mesa.
Eu fiz, ele se assentou,
comeu, limpou o suor,
era sempre o mesmo homem,
comia meio de lado
e nem estava mais velho.
O barulho da comida
na boca, me acalentava,
me dava uma grande paz,
um sentimento esquisito
de que tudo foi um sonho,
vestido não há... nem nada.
Minhas filhas, eis que ouço
vosso pai subindo a escada.
Carlos Drummond de Andrade
Sobre Carlos Drummond de Andrade...
Mineiro de Itabira, poeta, contista e cronista, viveu entre 1902 e 1987 produziu uma das obras mais significativas da poesia brasileira do século XX. Fundou com Emílio Moura e outros escritores mineiros, o periódico modernista "A Revista". Em 1934 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde assumiu o cargo de chefe de gabinete de Gustavo Capanema, Ministro da Educação e Saúde, que ocuparia até 1945. Durante esse período, colaborou, como jornalista literário, para vários periódicos, principalmente o Correio da Manhã. Nos anos de 1950, passaria a dedicar-se cada vez mais integralmente à produção literária, publicando poesia, contos, crônicas, literatura infantil e traduções.
Drummond, como os modernistas, proclama a liberdade das palavras, uma libertação do idioma que autoriza modelação poética à margem das convenções usuais. Segue a libertação proposta por Mário de Andrade; com a instituição do verso livre, acentua-se a libertação do ritmo. Drummond faz parte, ao lado de Mário de Andrade da corrente mais objetiva e concreta do modernismo.
Tem uma vasta lista de obras publicadas.
Adaptações para o cinema:
1980 - Cabaré Mineiro
2004 - O Vestido
Documentários:
1971 - O Fazendeiro do Ar
2002 - O Poeta de Sete Faces
No Caminho de Drummond - "Mestres da Literatura" - 01 DVD
titulo
Divulgação de acervo particular de filmes. Para trocas e intercâmbios entre em contato.
filmes@expirados.com.br
Loading
|
---|