titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Minissérie: Primo Basílio - 1988

Título: Primo Basílio
Tipo: Minissérie Global
Gênero: Drama Literário
Duração: 16 cap. (Completa em 2 DVD)
Lançamento: 1988
País: Brasil

Direção: Daniel Filho
Roteiro: Gilberto Braga
Elenco: Tony Ramos, Marília Pera, Giulia Gam, Marcos Paulo, Pedro Paulo Rangel, Denise Fraga, Louise Cardoso, Beth Goulart...
02 DVDs
Adaptação da obra de Eça de Queirós.






INFO:
"O Primo Basílio" é um romance de Eça de Queirós, publicado em 1878, que constitui uma análise da família potuguesa burguesa urbana no século XIX. O autor volta suas críticas às cidades, a fim de sondar e analisar a capital. Lisboa é o cenário da crítica de Eça de Queirós. O livro inova a criação literária da época, oferecendo uma crítica demolidora e sarcástica dos costumes da pequena burguesia de Lisboa. Eça de Queirós ataca uma das instituições consideradas das mais sólidas: o casamento. Com personagens despidos de virtude, situações dramáticas geradas a partir de sentimentos fúteis e mesquinharias, lances amorosos com motivações vulgares e medíocres – tudo isso, ao mesmo tempo em que ataca, desperta o interesse da sociedade de Lisboa. Eça de Queirós explora o erotismo quando detalha a relação entre os amantes. Inova também ao incluir diálogos sobre homossexualismo. O autor, que já mostrara sua opção por uma literatura ácida e nada sentimental em O Crime do Padre Amaro, cria personagens fisicamente decadentes – cheios de doenças e catarros – e de comportamento sexual promíscuo.
A obra foi adaptada pela Rede Globo em 1988
Basílio (Marcos Paulo) primo de Luísa (Giulia Gam) e ex-amante da mesma, chega de viagem, vindo de Paris, cheio de novidades presentes e saudades da prima amada. Luísa que sempre foi uma esposa completamente fiel, se vê abalada com a chegada do ex-namorado, que coincidentemente culmina com a viagem do marido.





























Sobre Eça de Queirós...
José Maria de Eça de Queirós, português de Póvoa, viveu entre 1845 e 1900. Licenciou-se em Direito e viveu em Lisboa, exercendo a advocacia e o jornalismo. Fundou a Revista de Portugal. Ingressou na carreira diplomática, em 1873 e foi nomeado cônsul de Portugal
Os anos mais produtivos de sua carreira literária foram passados na Inglaterra, entre 1874 e 1878, onde eescreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, como A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Manteve a sua actividade jornalística, publicando esporadicamente no Diário de Notícias, em Lisboa, a rubrica «Cartas de Inglaterra». Mais tarde, em 1888 foi nomeado cõnsul em Paris. Seus romances são enquadrados no estilo realista.

Adaptações para TV e Cinema em DVD:
1988 - O Primo Basílio
1999 - Amor e Cia./ Alves e Cia
2001 - Os Maias - 04 DVDs
2006 - O Crime do Padre Amaro
2007 - O Primo Basílio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...