titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Minissérie: Primo Basílio - 1988

Título: Primo Basílio
Tipo: Minissérie Global
Gênero: Drama Literário
Duração: 16 cap. (Completa em 2 DVD)
Lançamento: 1988
País: Brasil

Direção: Daniel Filho
Roteiro: Gilberto Braga
Elenco: Tony Ramos, Marília Pera, Giulia Gam, Marcos Paulo, Pedro Paulo Rangel, Denise Fraga, Louise Cardoso, Beth Goulart...
02 DVDs
Adaptação da obra de Eça de Queirós.






INFO:
"O Primo Basílio" é um romance de Eça de Queirós, publicado em 1878, que constitui uma análise da família potuguesa burguesa urbana no século XIX. O autor volta suas críticas às cidades, a fim de sondar e analisar a capital. Lisboa é o cenário da crítica de Eça de Queirós. O livro inova a criação literária da época, oferecendo uma crítica demolidora e sarcástica dos costumes da pequena burguesia de Lisboa. Eça de Queirós ataca uma das instituições consideradas das mais sólidas: o casamento. Com personagens despidos de virtude, situações dramáticas geradas a partir de sentimentos fúteis e mesquinharias, lances amorosos com motivações vulgares e medíocres – tudo isso, ao mesmo tempo em que ataca, desperta o interesse da sociedade de Lisboa. Eça de Queirós explora o erotismo quando detalha a relação entre os amantes. Inova também ao incluir diálogos sobre homossexualismo. O autor, que já mostrara sua opção por uma literatura ácida e nada sentimental em O Crime do Padre Amaro, cria personagens fisicamente decadentes – cheios de doenças e catarros – e de comportamento sexual promíscuo.
A obra foi adaptada pela Rede Globo em 1988
Basílio (Marcos Paulo) primo de Luísa (Giulia Gam) e ex-amante da mesma, chega de viagem, vindo de Paris, cheio de novidades presentes e saudades da prima amada. Luísa que sempre foi uma esposa completamente fiel, se vê abalada com a chegada do ex-namorado, que coincidentemente culmina com a viagem do marido.





























Sobre Eça de Queirós...
José Maria de Eça de Queirós, português de Póvoa, viveu entre 1845 e 1900. Licenciou-se em Direito e viveu em Lisboa, exercendo a advocacia e o jornalismo. Fundou a Revista de Portugal. Ingressou na carreira diplomática, em 1873 e foi nomeado cônsul de Portugal
Os anos mais produtivos de sua carreira literária foram passados na Inglaterra, entre 1874 e 1878, onde eescreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, como A Capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Manteve a sua actividade jornalística, publicando esporadicamente no Diário de Notícias, em Lisboa, a rubrica «Cartas de Inglaterra». Mais tarde, em 1888 foi nomeado cõnsul em Paris. Seus romances são enquadrados no estilo realista.

Adaptações para TV e Cinema em DVD:
1988 - O Primo Basílio
1999 - Amor e Cia./ Alves e Cia
2001 - Os Maias - 04 DVDs
2006 - O Crime do Padre Amaro
2007 - O Primo Basílio

[DVD] Série: Grande Sertão: Veredas - 1985

Título: Grande Sertão: Veredas
Tipo: Minissérie Global
Gênero: Drama e Aventura
Duração: 25 cap.
Lançamento: 1985
País: Brasil

Direção: Walter Avancini
Autoria: Walter Avancini
Estrelando: Tony Ramos, Bruna Lombardi, Tarcisio Meira, Taumaturgo Ferreira, Ney Latorraca, José Dumont...

06 DVDs - COR - COMPLETA

Adaptação da obra homônima de Guimarães Rosa...







INFO:
Publicado em 1956, o romance Grande Sertão: Veredas causou impactos e dividiu opiniões, pois nesta obra Guimarães Rosa incorpora a mais radical experimentação linguística por que passara o romance brasileiro até então.
O Romance, foi às telas pela primeira vez em 1965, em "Grande Sertão"
com Mauricio do Valle em uma produção de Geraldo e Renato Santos Pereira. Exatos 20 anos depois, estréia na Rede Globo a minissérie, que traz Tony Ramos e grande elenco.
Nas longas tramas e aventuras dos jagunços, Riobaldo conhece um dos seus heróis: o chefe Joca Ramiro, verdadeiro mito entre aqueles homens, que logo começa a mostrar certa confiança por ele, e o apelida de Tatarana. Isso dura pouco tempo, já que Riobaldo logo perde seu líder: Joca Ramiro acaba sendo traído e assassinado por Hermógenes, um dos seus companheiros. Riobaldo jura vingança e persegue Hermógenes e seus homens por toda aquela árida região. Como o medo da morte e com uma curiosidade sobre a existência ou não do diabo, que toma cada vez mais conta da alma de Riobaldo, evidencia-se um pacto entre o jagunço e o príncipe das trevas, apesar de não explícito.
Acontecido ou não o tal pacto, o fato é que Riobaldo começa a mudar à medida que o combate final contra Hermógenes se aproxima. E a crescente raiva do jagunço só é contida por uma relação mais estreita com Diadorim, que já mostra marcas de amor completo. Segue-se, então, o encontro com Hermógenes e seus homens, e a vingança é enfim saboreada por Riobaldo. Vingança, aliás, que se tornou amarga: Hermógenes mata, durante o combate, o grande amigo Diadorim.
Ao final, uma surpreendente revelação: na hora de lavar o corpo de Diadorim, Riobaldo percebe que o velho amigo de aventuras que sempre lhe cativou de uma forma especial era, na verdade, uma mulher: Deodorina, filha de Joca Ramiro, disfarçada em homem...
um clássico de nossa literatura, levado às telas em uma adaptação vibrante que mostra uma parte de nossa história.























[DVD] Filme: O Filme: Grande Sertão - 1965

Título: Grande Sertão: Veredas
Gênero: Drama
Duração:
92 min
Lançamento: 1965 originalmente em P&B
País: Brasil

Direção: Geraldo Santos Pereira e Renato Santos Pereira
Estrelando:
Maurício do Valle, João Barros, Sônia Clara, Paulo Copacabana, Ivan de Souza, Jofre Soares....



Adaptação da obra de Guimarães Rosa...





INFO:

Uma narrativa épica que mostra de maneira inovadora para sua época e com uma impressionante técnica literária, o jeito rude do homem do sertão mineiro. Mais que um simples romance, Guimarães Rosa nos brinda com um "amor proibido" de imensa profundidade psicológica entre os personagens Riobaldo e Diadorim, uma mulher que se faz passar por homem, pelo o qual Riobaldo sem saber o porque nutre uma grande admiração, e só vem a descobrir ser ele uma mulher na hora de sua morte.
O livro publicado em 1956 alcança tamanho impacto que extrapola os limites da língua sendo traduzido com enorme sucesso comercial para vários países. Em 1965, os irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, com muito talento, realizaram esta digna primeira adaptação da obra, antecipando-se exatos 20 anos da adaptação para a TV através da minissérie: "Grande Sertão: Veredas", um marco na história da televisão brasileira.
O Sertão para Guimarães Rosa não se limita simplismente aos aspectos geográficos, dilata seus espaços, conforme afirma Riobaldo, personagem-narrador: "O Sertão é o Mundo"...
um clássico de nossa literatura, levado às telas em uma adaptação vibrante que mostra uma parte de nosso povo e nossa história
. Qualidade A/V: Digital.

[DVD] Filme: Vidas Secas - 1963

Título: Vidas Secas
Gênero: Drama Literário
Duração:
100min
Lançamento: 1963
País: Brasil

Direção: Nelson Pereira dos Santos
Elenco:
Átila Iório, Genivaldo Lima, Jofre Soares, Maria Ribeiro, Orlando macedo....
DVD - P&B


Adaptação da obra de Gracilaino Ramos.





INFO:
Vidas Secas é uma adaptação do romance homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1938, considerado como a maior obra do autor. É um retrato sda vida de pessoas que vivem no sertão brasileiro e do sacrifício delas para sobreviver. Tendo como tema a luta pela sobrevivência diante do flagelo da estiagem, o autor traz em seus personagens muito da alma nordestina nos traços de Fabiano e sua família. Fabiano, Sinhá Vitória e seus dois meninos atravessam o sertão em busca de alguma forma de sobrevivência. Eles que perderam suas criações e toda forma de rendimento através da terra, devido a uma grande seca, são arrastados por vários quilômetros de solo seco e rachado, à merce da fome e da sede. A tristesa aliada ás saudades de casa e de uma vida digna são agravadas após a triste morte da tão estimada cachorra: Baleia. Sendo esta umas das mais tristes e marcantes cenas do filme.
Neste filme fica perceptível a influência marcante do neo-realismo italiano na obra do diretor Nelson Pereira dos Santos.

"E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos."
trecho do livro
1964 - Festival de Cannes (França) : Prêmio OCIC e prêmio dos cinemas de arte.
Indicado à Palma de Ouro.
Considerado o melhor filme do ano pela Resenha de Cinema de Gênova (Itália)
Único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca.













[DVD] Série: A Madona de Cedro - 1994

Título:A Madona de Cedro
Tipo: Minissérie Global
Gênero: Drama religioso
Duração: 8 cap
Lançamento: 1994
País: Brasil

Direção: Tizuca Yamazaki
Autoria: Walter NegrãoElenco: Eduardo Moscovis, Isadora Ribeiro, Eloísa Mafalda, Andréa Beltrão, Paulo José, Humberto Martins ...

Adaptação da obra de Antônio Callado...





INFO:
Delfino (Eduardo Moscovis), um católico praticante, muito temente a Deus, luta contra seus desejos carnais, por uma mulher muito sedutora e atraente, vivida por Isadora Ribeiro, acha que ela não é a mulher certa para se casar pois não é religiosa. Delfino, a fim de negociar suas obras com um grande colecionador, faz uma viagem ao Rio de Janeiro, conhece a Bossa Nova e avista pela primeira vez o mar. É no Rio também que ele conhece Marta uma jovem que apesar de moderna tem uma educação religiosa, é por ela que ele realmente se apaixona. E por Marta se vê obrigado a Roubar e se afastar de seus principios religiosos. Os pais de marta só permitem o casamento, se Deifino demonstrar ser um homem de posses, o que não é.
O grande Colecionar carioca que chamou Delfino ao Rio é Villanova (Carlos Vereza), ele faz uma proposta tentadora a Delfino, roubar a Madona esculpida por Aleijadinho, que se encontra na igreja que ele frequentava em sua terra natal, Minas gerais, e da qual o pároco é muito seu amigo. Delfino aceita roubá-la, e grandes acontecimentos, consequentes deste roubo abalam a vida de Delfino, apesar de ter casado com marta, ela após saber do roubo abandona-o, ele acaba tendo de devolver o dinheiro a Vilanova e após se confessar ao pároco, parte em longa caminhada com uma cruz de madeira nas costas para tentar se reconciliar com Deus e ficar com sua conciência um pouco mais tranquila...
A Madona de Cedro é uma obra de riquezas em detalhes, filmada em sua grande parte em Minas Gerais, contem cenas lindas das cidades históricas, suas igrejas e suas obras do período Barroco. Foi Exportada para divesos Países, como ícone da cultura Brasileira.


Minisérie: A Madona de Cedro - 1994 (Globo, Antônio Callado)
Compacto: 01 DVD (VHS GLOBOVIDEO)
Completo: 03 DVDs
(TV)


[DVD] Lista: Zoofilia no Cinema Brasileiro

Zoofilia 
no
Cinema Brasileiro













1983 - A Menina e o Cavalo - Aryadne de Lima
1984 - O Viciado em C... - David Cardoso e Eliana Gabarron

1985 - 24 Horas de Sexo Explícito - José Mojica Marins / Zé do Caixão
1985 - Experiências Sexuais de Um Cavalo - Alex Prado
1985 - Venha Brincar Comigo - Tony Vieira, Lia Soul e Fabiana Rios

1985 - Sexo À Cavalo - Sandra Morelli, Ronaldo Amaral, Bianchina Della Costa
1986 - As Meninas da B... Doce - Tony Vieira
1986 - 48 Horas de Sexo Alucinante - Andréa Pucci, Sílvio Júnior, José Mojica Marins
1986 - Aberrações Sexuais de um Cachorro - Márcia Ferro, Fauzi Mansur
1986 - Duas Mulheres e um Pônei - Juan Bajon, Michelle Darc, Márcia Ferro
1986 - Emoções Sexuais De Um Jegue - Sady Baby, Renalto Alves
1986 - Jumento Gozador - Kelly Muriel

1986 - Loucas por Cavalos - Juan Bajon, Sandra Morelli, Márcia Ferro
1986 - Meu Cachorro, Meu Amante - Eliana & Walter Gabarron, Márcia Ferro
1986 - Meu Marido Meu Cavalo - Sandra Morelli, Bianchina Della Costa
1986 - Minha Cabrita, Minha Tara - Renalto Alves, Solange Dumont
1986 - Mulheres e Cavalos - Juan Bajon, Michele Darc 

1986 - Mulheres Taradas Por Animais - Lia Soul, Walter Gabarron
1986 - Um Jumento na Minha Cama - Angélica Belmont, Fernando Benini
1987 – A Galinha do Rabo de Ouro - Levy Salgado
1987 - A Famosa Língua de Ouro - Tony Vieira

1987 - As Amantes de um Jumento - Diogo Angélica, Lia Soul e Kelly Muriel
1987 - As Taras de um Puro-Sangue - José Adalto Cardoso

1987 - Júlia e os Pôneis - Juan Bajon, Márcia Ferro e Sandra Morelli
1988 - Tudo Por um Cavalo - Juan Bajon, Sandra Morelli, Ronaldo Amaral
1988 - Um Homem, Uma Mulher e um Cavalo - Sandra Morelli - Juan Bajon

1989 - Dama de Paus - Débora Muniz
1991 - Meus Amantes, Meu Jegue - Kátia Soares, Renalto Alves


1987 - As Taras de um Puro-Sangue

1987 - As Amantes de um Jumento
1986 - Mulheres Taradas Por Animais
1986 - Um Jumento na Minha Cama
1985 - Venha Brincar Comigo
A Menina e o Cavalo (1983)
48 Horas de Sexo Alucinante (1986)
Aberrações Sexuais de um Cachorro (1986)
Duas Mulheres e um Pônei (1986)
Meu Cachorro, Meu Amante (1986)
A Galinha do Rabo de Ouro (1987)
Tudo Por um Cavalo (1988)
Júlia e o Pôneis - Márcia Ferro
As Meninas da B... Doce
Dama de Paus (1989)
Um Homem, Uma Mulher e um Cavalo (1988)

 A Famosa Língua de Ouro (1987)












[DVD] Minissérie: O Pagador de Promessas - 1988

Título:O Pagador de Promessas
Tipo: Minissérie Global
Gênero: Drama religioso
Duração: 8 cap. (DVD Duplo)
Lançamento: 1992
País: Brasil

Direção: Tizuca Yamasaki
Roteiro: Dias Gomes 

Elenco: José Mayer, Joana Fomm, Stênio Garcia, Diogo Vilela, Pedro Cardoso, Yara Lins, Osmar padro, entre outros.
Adaptação da obra homônima de Dias Gomes.



 

INFO: 

"A Tizuka Yamasaki se apresenta como discípula do Glauber Rocha, mas quando gravou a minissérie da Globo ela copiou tudo de mim. Usou o mesmo local. Se você comparar, vai ver que a cena da escadaria no Pagador de Promessas da Globo é igualzinha à do filme. Enquadramento, movimentação de câmera. Ela seguiu toda a minha marcação. Até aqueles postes que estão na escadaria, fui eu que comprei num antiquário e coloquei ali. Os postes foram incorporados à igreja do Senhor dos Passos e até hoje estão lá. Posso reinvindicar os créditos de cenógrafo da minissérie."

Anselmo Duarte comentando as adaptações do Pagador de Promessas
no livro O Homem da Palma de Ouro
 

Vitima de uma promessa à Santa Barbara, Zé do Burro, que prometeu pela vida de Nicolau (seu burro de estimação) carregar uma cruz do interior da Bahia até salvador, após longa caminhada, os braços feridos, e o corpo surrado, é novamente uma vítima, mais agora de Padre Olavo, responsável pela Paróquia de Salvador, que não só condena a promessa Zé, como fecha as portas da igreja em sua cara, acusando-o de herege por frequentar terreiros de camdomblé, tão populares na Bahia, e de sua tradição familiar. Zé do Burro, humilhada, perdido e desolado em Salvador, sofre com as tão comuns abordagens da polícia e ainda perde sua bela mulher "Rosa", para um cafetão da capital, pelo qual ela se apaixona. Diante de tantas desavenças, Zé do Burro conta apenas com o cativo que ganhou da população local, não perde as forças e da à minissérie um belo final.