titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Wilhelm Reich: Mistérios do Orgnismo - 1971

Título: Wilhelm Reich: Mysteries of the Organism (1971) 

W.R. - Misterije organizma (original title)

Filme dos anos 70 que, ao misturar ficção e realidade, revelou cenas reais da vida de Reich, confirmando seu inestimável valor histórico. Este é um filme que mistura política comunista, sexualidade e a vida e obra de Wilhelm Reich. Reich é um pioneiro sexologista cujas teorias sem precedentes sobre o comportamento sexual o tornaram uma figura pouco bem-vinda na maioria dos círculos psicanalíticos. Reich começou sua carreira, brilhantemente, como o próximo grande sucessor de Freud e Jung, mas aprofundou-se em um trabalho extremamente controverso que dividiu seus críticos, conduzindo alguns a concluírem que tinha experimentado uma ruptura psicótica da realidade. Dusan Makavejev, um diretor Iugoslavo, igualmente controverso, fascinado pelas teorias de Reich, realiza seu primeiro grande trabalho, uma genial livre percepção do diretor das filosofias de Reich sobre a liberação sexual individual e coletiva.
A primeira meia hora do filme assemelha-se a um documentário ilustrado por depoimentos de gente que conviveu com Reich, habitantes da cidadezinha norte-americana onde se exilou após a fuga da ditadura bolchevique, colegas de experimentos, simpatizantes e opositores. São inseridas performances de grupos artísticos, nas quais a sexualidade é pintada como componente indissociável da liberdade. 

Wilhelm Reich, foi um médico austríaco, psicanalista e cientista natural.[1] Ex-colaborador de Sigmund Freud, rompeu com este para dar prosseguimento à elaboração de suas próprias ideias no campo da psicanálise. 







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...