Título: Ravina
Gênero: Drama
Lançamento: 1958
Direção: Rubem Biáfora
Produção e Adaptação: Flávio Tambellini
Elenco: Eliane Lage, Carlos Alberto, Hélio Ansaldo, Lola Brah, Ruth de Souza, William Fourneaut, Sérgio Hingst, Mário Sérgio, Nathália Timberg, Luigi Picchi
DVD - PeB
INFO:
Mulher, que se crê portadora de uma maldição, vê um engenheiro perecer num acidente durante a construção de uma ponte. Considerando dois homens que a cortejavam responsáveis pela tragédia, decide se vingar de ambos. Gravado nos Estúdios Vera Cruz.
“Culturalmente a proposta de Biáfora era anárquica, de ruptura, iconoclasta, uma visão autóctone, autossuficiente, libertária, que inventava suas próprias referências. De baixo para cima.”
(“Biáfora – O Fenômeno (I)”, crítica de Gustavo Dahl em Filme Cultura, n. 53, jan.2011)
“Afinal de contas a crítica não é um simples catalogar de fichas, esquemas, classificações e dogmas. Um filme só pode ser julgado depois de o termos sentido ou procurado senti-lo, e isto não pode ser feito através de uma demonstração lógica, objetiva. É preciso que haja atras da câmera e na frente da tela, pessoas que vivam e vibrem, independentemente do raciocínio.” (Ravina, 1959 – crítica de Gustavo Dahl)