titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[LIVRO + DVD] Nossas Câmeras São Seus Olhos - 2007

Título: Nossas Câmeras São Seus Olhos
Autor: Fernando Barbosa Lima
Editora: Ediouro - 2007
Edição: Primeira
Páginas: 199
Estado: Novo
ILUSTRADO












 INFO:
Um verdadeiro passeio pelos bastidores da TV em preto e branco, os horrores da ditadura, a censura, e a precariedade dos equipamentos. A chegada da TV a cores, as novas tecnologias e o futuro. É a história das emissoras que não existem mais, e boas lembranças para quem assistiu seus melhores programas. O livro traz também curiosidades sobre as participações de figuras como impagável Sérgio Porto; Sargentelli, a 'voz do trovão'; Ibrahim Sued e seus atropelos na troca-troca das palavras; o charme de Luiz Jatobá, Glauber Rocha e tantos outros, no mundo da televisão.


Fernando Barbosa Lima


"A vida de Fernando em em largo trecho de vários decênios, ainda inconclusos, confunde-se com a história da televisão brasileira, no que ela tem de melhor, de mais inteligênte, de mais criativo, raspando na revolução do jornalismo, em avanços nunca igualados.

O texto enxuto, de frases curtas e impactantes como um soco no estômago é sua marca pessoal que passa para todos os seus programas, nas mais de cem séries que criou em meio século e quebrados de televisão.

O Autor é fascinado pelo veículo de comunicação que, "na história da humanidade", jamais teve quem o equiparasse. E que, no Brasi, é fonte de informação de mais de 170 milhôes de brasileiros, a única distração da vida emparedada pela pobreza."

Villas-Boas Corrêa - prefácio para o livro "Nossas Câmeras são Seus Olhos"





- Começou a ser narrador de pincéis aos 17 anos

- Aos 18 começou a escrever para o jornal "O Tempo" em São Paulo

- Montou a produtora de TV Square no Rio de Janeiro, e começou assim seu longo caminho plea TV.

- Aprendeu a trabalhar com câmeras na TV Rio, onde foi ao ar seu primeiro programa "Cruzeiro Musical"



Cruzeiro Musical:

O Programa estreiou na TV Rio em 1957, e posteruiormente foi exibido pela TV Record. Um programa Ao Vivo, que era na verdade uma viagem pelos estados brasileiros uma mostra de suas peculiaridades, belezas típicas e personalidades. Apresentação "César Madeira"


Preto no Branco:

TV Rio - 1957 - Sargentelli


Jornal de Vanguarda:

Fernando escrevia todo o jornal, dando a ele uma unidade, o que o tornava bem mais digestível e contínuo. As vertentes das notícias eram distribuídas aos redatores: **

Foi o mais criativo e inovador jornal da televisão brasileira até então.

Posteriormente por motivos de causa maior, aderiram ao padrão de 'telejornalismo americano", e em pouco tempo o jornal saiu do ar.


O Livro:

Nossas Cameras são seus Olhos

Editora Ediouro - 199 pag.


Um relato leve e direto, da passagem de Fernado pela televisão, uma vivência de mais de 50 anos e muitos programas.

Fernando conta várias histórias, fala sobre muitas personalidades que foram essenciais para a TV, mostra e discuti a importância da mesma para elevar o nível cultural do nosso povo, segundo ele este é o principal sentido da televisão e deste livro.


DVD:

Cenas:
Preto no Branco: Abertura e entrevista com Flávio Cavalcanti
TV Excelsior: Chamada
Jornal de Vanguarda: Abertura e trechos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...