titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Caso Especial: O Crime do Zé Bigorna - 1974

Título: O Crime do Zé Bigorna
Tipo: Caso Especial
Gênero: Drama
Apresentação: 17 de julho de 1974
Direção: Lima Duarte, Wálter Lima Júnior e Gonzaga Blota
Roteiro: Lauro César Muniz
Elenco: Lima Duarte, Leonardo Villar, Stênio Garcia, Gilberto Martinho, Sérgio Britto, Lutero Luiz, Ana Ariel, Arthur Costa Filho, Macedo Neto, Ângela Leal...

DVD - PeB



INFO:
O simplório e ingênuo Zé Bigorna, chefe da banda local, é preso como o principal suspeito da morte de sua mulher Marlene e do amante dela, Quirino Papa-Terra, homem poderoso e líder político. O crime mobiliza os moradores da cidadezinha que enaltecem Zé Bigorna pela sua coragem e bravura de homem traído que lava a honra com sangue, e por eliminar o coronel que mandava e desmandava na população. Zé Bigorna é visto então como o herói que vingou a cidade e passa acreditar ele mesmo nessa hipótese, cedendo à manipulação dos mais interessados na morte do coronel, os seus inimigos politicos. Mas a nova condição de Zé Bigorna atrai a inveja do verdadeiro criminoso, o não menos simplório Chicão, que clama para si posto de herói da cidade. Chicão cometera o homicídio a mando do Dr. Miguel Fará, inimigo do Coronel Quirino Papa-Terra, que tinha conhecimento do caso velado do coronel com Marlene, suposta mulher de Zé Bigorna a quem o coronel oferecera uma vida tranquila em troca de um casamento de fachada para dispersar a atenção de todos de seu caso com a moça.
O Dr. Fará, criador do mito Zé Bigorna, contrata um advogado da capital, o Dr. Aberlardo, para defender o matuto nos tribunais, ao mesmo tempo em que tem que lidar com a revolta de Chicão, tomado pela inveja. Mas Chicão acaba morto pelo próprio Zé Bigorna, que se corrompe ante a perspectiva de perder sua posição de "salvador da pátria".
Esse Caso Especial foi o ponto de partida para Lauro César Muniz escrever em 1989 a sua novela O Salvador da Pátria, onde Lima Duarte viveu um personagem idêntico: o bóia-fria Sassá Mutema. Reapresentado em 1975, em 1980, e 1990, o Crime do Zé Bigorna também teve uma versão para o cinema, no filme produzido por Anselmo Duarte em 1977.

Almanaque da Telenovela Brasileira











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...