titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Rio 40 Graus - 1955

Titulo: Rio 40 Graus
Gênero: Drama / Rio de Janeiro
Duração: 100 min.
Lançamento: 1955
Pais: Brasil
Direção:
Nelson Pereira dos Santos
Roteiro: Arnaldo de Farias, Nelson Pereira dos Santos
Elenco:
Roberto Battaglin, Glauce Rocha, Jece Valadão, Ana Beatriz, Modesto de Souza, Cláudia Morena, Ivone Miranda, Sady Cabral...
Música: Zé Keti

DVD - P&B

INFO:
Malandragem, mulheres bonitas, praias, Rio de janeiro a 40 graus. Por Nelson Pereira dos Santos. Filme precursos do Cinema novo. Rio, 40 graus é um filme popular que apresenta-nos a nós mesmo com quem diz: "Povo, este é o povo!".Suas idéias são claras e sua linguagem simples da uma visão do Distrito Federal. Aparece então pela primeira vez no cinema brasileiro o desprezo pela retórica. O filme foi realizado com um orçamento mínimo e ambientado em cenários naturais que reverenciavam as delícias do Maracanã, do Corcovado, das favelas, dos suburbiu e de suas vidas imundas, é quase documentário sobre o modo de vida dos cariocas. Uma crônica da cidade, narrada em clave neo-realista, que marcou toda a geração que mais tarde deslancharia o movimento Cinema Novo. Faria parte de uma trilogia que afinal se esgotou com o segundo filme do cineasta, Rio Zona Norte, rodado em 1957.
Apesar da sua inclinação ao engajamento social e condenação ao escapismo, Rio 40 Graus traz Zé Kéti e suas carnavalescas A Voz do Morro e Leviana, prosseguindo com a tradição de filmes retratando o carnaval.
Zé Keti, teve suas músicas em vários filmes, em 1957 novamente apareceu na obra de Nelson com Malvadeza Durão e Foi Ela incluídos no filme "Rio, zona norte". Em 1958, sua música A Flor do Lodo foi incluída no filme "Grande Momento" de Roberto Santos. Seus sambas também seriam incluídos nos filmes "Boca de ouro" em 1962, de Nelson, "A falecida" em 1965 de Leon Hirszman, e "A Grande Cidade" em 1966, de Carlos Diegues.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...