titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Viagem aos Seios de Duília - 1964

Título: Viagem aos Seios de Duília
Gênero: Drama Literário
Lançamento: 1964
País: Brasil, Portugal
Duração: 105 min
Direção: Carlos Hugo Christensen
Parceria na Adaptação: Orígenes Lessa
Elenco: Rodolfo Mayer, Nathália Timberg, Oswaldo Louzada, Lícia Magna, Sara Nobre, Isolda Cresta, Rosa Sandrini, Mauricio Loyola, José Policena, Otávio Cardoso

DVD - P&B





Adaptação da obra de Aníbal Machado





INFO:
Viagem aos Seios de Duília, é um conto do escritor mineiro Aníbal Machado, conto este que na opinião dos críticos, não é só apenas um dos maiores contos brasileiros, como tambem merece figurar entre os maiores do conto universal. Anibal Machado soube, com rara sensibilidade, demonstrar um homem se defrontando com a aposentadoria e a necessidade de criar novo horizonte para o desenrolar do cotidiano no conto Viagem aos seios de Duília.
José Maria tem de se acostumar a uma nova realidade, contudo, os trinta e seis anos vividos na repartição, com a vida marcada pelos horários e inquietações do funcionário, deixam o personagem perdido e com a sensação de que perdeu o dom de viver.

“Debruçado na janela, José Maria olhava para a cidade embaixo e achava a vida triste. Saíra na véspera o decreto de aposentadoria. Trinta e seis anos de repartição.
Interrompera da noite para o dia o hábito de esperar o bondezinho, comprar o jornal da manhã, bebericar o café na Avenida, e instalar-se à mesa do Ministério, sisudo e calado, até às dezessete horas. Que fazer agora?
Não mais informar processos, não mais preocupar-se com o nome e a cara do futuro Ministro”
Aníbal Machado - fragmento

Carlos Hugo Christensen, três anos após a realização deste filme, adaptou outra obra de Aníbal Machado para o cinema, "O Menino e o Vento". Christensen cineastra Argentino, após desilusões no seu país de origem, descobre primeiramente as belezas do Rio de Janeiro, e produz a trilogia em homenagem ao Rio, logo após e meio que simultaneamente leva às telas do cinema as belezas do estado de Minas, com as adaptações de Aníbal Machado.

1965 - Troféu "Dedo de Deus" I Festival de Cinema de Terezópolis - RJ
1965 - Prêmio "Governo do Estado da Guanabara" - Melhor Filme
1965 - "Prêmios de Cinema do IV Centenário" - RJRJ
1965 - Prêmio "Governador do Estado de São Paulo" - Melhor Ator (Rodolfo Mayer)








































Veja Outras Adaptações da obra de Anibal Machado para o Cinema:
1967 - O Menino e o Vento - Dir. Carlos Hugo Christensen
1973 - Tati, A Garota - Dir. Bruno Barreto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...