titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Independência ou Morte - 1972

Título: Independência ou Morte
Gênero: Drama Histórico
Lançamento: 1972
País: Brasil
Duração: 108 min
Direção e Roteiro: Carlos Coimbra
Argumento: Anselmo Duarte, Carlos Coimbra, Dionísio Azevedo, Lauro César Muniz
Produção e Distribuição: Cinedistri
Música: Chico Morais, Wilson Miranda
Fotografia: Rudolf Icsey
Direção de Produção e Arte: Campello Neto
Elenco: Tarcísio Meira, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Kate Hansen, Emiliano Queiroz, Manoel da Nóbrega, Anselmo Duarte, Tarcísio Filho








INFO:
No Início do Século XIX, toda a Europa estava conturbada pela explosão do gênio guerreiro de Napoleão Bonaparte. D. João VI, príncipe Regente de Portugual, aliou-se com a Inglaterra, o que provocou a invasão de sua pátria pelas tropas de Napoleão.
A retirada forçada da Côrte Portuguesa para o Brasil, em 1807, assumiu pela decisão de última hora, a dramaticidade de uma fuga. D. Pedro I tinha então 9 anos. O Seu testemulho, de tão tumultuados acontecimentos, somando à carência de educação palaciana, por certo, marcaram o seu temperamento de homem de reações imprevisíveis. Daí, a aceleração do processo de Independência do Brasil, que teve suas raízes na Inconfidência Mineira.
Tendo como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I, é traçado um perfil do monarca, desde quando ainda menino veio da Europa, quando sua família fugia das tropas napoleônicas e sua ascensão à Príncipe Regente, quando D. João VI retornou para Portugal. Em pouco tempo a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos provoca oposição em diversos setores e José Bonifácio de Andrada e Silva pede demissão do Ministério, mas este não seria o único caso, que ministros e nobres entrariam em choque com o imperador por causa da marquesa, que permanentemente influenciava as decisões do soberano, mas tudo isto causava um inevitável desgaste político.




Inconfidência Mineira e Indepência do Brasil (em DVD)1957 - Rebelião em Vila Rica
1972 - Os Inconfidentes
1972 - Indenpendência ou Morte - Tarcísio Meira e Glória Menezes
1977 - O Mártir da Independência: Tiradentes
1984 - Marquesa de Santos (Minissérie)
1995 - Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
1999 – Tiradentes – Humberto Martins
História do Brasil por Boris Fausto - Desde a Colônia - 02 DVDs
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...