titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: São Bernardo - 1972

Título: São Bernardo
Gênero: Drama Literário
Lançamento: 1972
Pais: Brasil
Duração: 110 mm
Direção e Roteiro: Leon Hirszman
Música: Caetano Veloso
Fotografia: Lauro Escorel
Elenco: Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Nildo Parente, Vanda Lacerda, Mário Lago, Jofre Soares, Rodolfo Arena, Josef Guerreiro, José Policena, José Lucena, Angelo Labanca

DVD - COR - com extras


Adaptação da obra de Graciliano Ramos








INFO:
São Bernardo é uma adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos publicada em 1934 , dois anos antes de Graciliano ser preso por ter ligação com o comunismo, e esta situado na segunda etapa do modernismo brasileiro. A trama se baseia na vida de Paulo Honório rapaz de infância pobre porem com grande habilidade em lidar com as dificuldade da vida, alias para ele tão centrado nada parece ser uma dificuldade, Paulo Honório que nasceu sem nada acaba sendo um grande proprietario, um latifundiário.... Com uma linguagem renascentista, demonstra a angústia do personagem central, que a todo momento luta para escondê-la. No processo de adquirir tudo, de enriquecer, Paulo Honório acaba se desumanizando,e essa personalidade rude de Paulo Honório se arraiga a ele e se torna uma característica deste. Isso pode ser notado quando se diz que se arrepende das coisas que tinha feito, porém ele faria tudo de novo.
São Bernardo é considerado como um dos melhores filmes produzido no Brasil na década de 70. É uma adaptação bem fiel do romance e com uma fotografia simples e arrojada, emociona principalmente aos que ja leram a obra e imaginaram os personagens e lugares. Não foi à toa que a critica o recebeu bem e o encheu de prêmios...

"Bichos. As criaturas que me serviram durante anos eram bichos. Havia bichos domésticos, como Padilha, bichos do mato, como Casimiro Lopes, e muitos bichos para o serviço do campo, bois mansos. Os currais que se escoram uns nos outros, lá embaixo, tinham lâmpadas elétricas. E os bezerrinhos mais taludos soletravam a cartilha e aprendiam de cor os mandamentos da lei de Deus."
trecho do livro

1973 - VII Prêmio "Air France de Cinema', RJ - Melhor Diretor, Filme, Ator e Atriz
1972 - Prêmio APCA, SP - "Troféu Carlitos" (Leon Hirszman) e
Prêmio "Margarida de Prata"
1973 - Prêmio "Coruja de Ouro" INC, RJ - Melhor Diretor, Atriz Secundária e Cenografia
1973 - II Festival de Cinema de Santos, SP Troféu "Pelé de Ouro" - Melhor Atriz e Composição
1974 - II Festival de Gramado, RS - Melhor Ator, Fotografiae Menção Especial (Leon Hirszman)




O DVD contém: Filme São Bernardo +
os documentários também realizados Leon Hirzsman: Maioria absoluta (1964) + Cantos do Trabalho (1975/76): Cacau, cana-de-açucar e mutirão + extras: depoimentos, galeria de fotos, prêmios e restaurações.

Maioria absoluta - Documentário realizado em Pernambuco, onde se organizavam as Ligas Camponesas. Mostra problemas como a concentração de terras, os latifúndios improdutivos e a concentração de renda que deixa a maioria absoluta dos brasileiros na pobreza.

Canto de trabalho: Ao mesmo tempo em que transformam a natureza, certas atividades humanas, pelo seu caráter sazonal, criam manifestações culturais e artísticas muito particulares pela dimensão e ritmo que contêm, Leon Hirszman registra estas manifestações, seguindo a linha traçada por Humberto Mauro e Mario de Andrade no resgate dessa prática cultural em vias de extinção.
Mutirão (1975): Documentário filmado em Chã Preta, na região de Viçosa, Alagoas, durante a produção de S. Bernardo, documenta uma manifestação popular em vias de extinção, o "Rojão de eito", cantada pelos camponeses
Cacau (1976):
Documentário, que acompanha a vida dos trabalhadores na região cacaueira de Itabuna na Bahia.
Cana-da-açúcar (1976): Documentário que acompanha as cantorias dos trabalhadores da cultura da cana-de-acúcar na região de Feira de Santana na Bahia.


























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...