titulo

filmes@expirados.com.br

Divulgação de acervo particular de filmes.
Para trocas e intercâmbios entre em contato.

filmes@expirados.com.br
Loading

[DVD] Filme: Corisco e Dadá - 1996

Título: Corisco e Dadá
Gênero: Cangaço
Lançamento: 1996
Duração: 112 min.
Direção: Rosemberg Cariry
Roteiro: Rosemberg Cariry
Produção: Columbia Pictures
Atores: Chico Díaz, Dira Paes, Chico Alves, Maira Cariry, Virginia Cavendish, Chico Chaves, B. de Paiva, Regina Dourado, Antonio Leite, Teta Maia, Denise Milfont, Luiz Carlos Salatiel, Maíra Maia Moura, Abidoral Jacamaru, Bárbara Cariry...








INFO:
Corisco era o apelido do cangaceiro Cristino Gomes da Silva Cleto, foi casado com Sérgia Ribeiro da Silva, alcunha de "Dadá". Corisco era também conhecido como Diabo Louro.Em 1924, Corisco foi convocado pelo Exército Brasileiro para cumprir o serviço militar. Desertou em seguida, no ano de 1926, e tomou a decisão de aliar-se ao bando do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, apelidado Lampião. Corisco era conhecido por sua beleza, seu porte físico atlético e cabelos longos deixavam-o com uma aparência agradável, além da força física muito grande, por estes motivos foi apelidado de Diabo Louro quando entrou no bando de Lampião.
Corisco sequestrou Sérgia Ribeiro da Silva, a Dadá, quando ela tinha apenas treze anos. Usou da força bruta para que com ele a moça permanecesse, e mais tarde o ódio passou a ser um grande afeto. Corisco ensinou Dadá a ler, escrever e usar armas. Corisco permaneceu com ela até no dia de sua morte. Os dois tiveram sete filhos, mas apenas três deles sobreviveram.
Desentendimentos com o chefe Lampião levaram Corisco a separar-se do bando e a formar seu próprio grupo de cangaceiros, mas isso não afetou muito o relacionamento amigável entre ambos.
Em meados do ano de 1938 a polícia alagoana matou e degolou onze cangaceiros que se encontravam acampados na fazenda Angico, no estado de Sergipe; entre eles encontravam-se Lampião e Maria Bonita. Corisco, ao receber essa notícia, vingou-se furiosamente.
Em 1940 o governo Vargas promulgou uma lei concedendo anistia aos cangaceiros que se rendessem. Corisco e sua mulher Dadá decidiram se entregar mas, antes que isso acontecesse, foram baleados. Dadá precisou amputar a perna direita e Corisco veio a falecer naquele mesmo ano.Com as mortes de Lampião e Corisco, o cangaço nordestino enfraqueceu-se e acabou se extinguindo.
Corisco foi enterrado em Jeremoabo, na Bahia. Depois de alguns dias sua sepultura foi violada, e seu corpo exumado. Seus restos mortais ficaram expostos durante 30 anos no Museu Nina Rodrigues ao lado das cabeças de Lampião e Maria Bonita.
Antônio Amaury de Oliveira - Gente de lampião

Filmes sobre Corisco:
1969 - Deus e o Diabo na Terra do Sol - de Glauber Rocha
Corisco é interpretado por Othon Bastos.
1969 - Corisco o Diabo Loiro - de Carlos Coimbra
Corisco é interpretado por Maurício do Valle
1996 - Corisco e Dadá - de Rosemberg Cariry
Corisco é interpretado por Chico Diaz
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...